Meu destaque da Kanban Brazil 2023: Uma jornada orientada ao cliente

Felipe Fernandes
Gazeus Games
Published in
3 min readOct 24, 2023

--

No mês de setembro, tive a felicidade representar a Gazeus Games em mais uma edição do evento anual que deixou uma marca significativa no calendário da comunidade ágil: o Kanban Brazil 2023. Esta edição teve a honra de receber ninguém menos que David J. Anderson, o criador da metodologia Kanban, que circulava simpático entre palestrantes e participantes, além de outros grandes destaques, como Raphael Albino, Juliano Ribeiro, Caco Mafra, Rodrigo Yoshima, Andressa Chiara, Bruno Mata, entre outros que são muito ativos, relevantes e influentes na comunidade ágil/Kanban.

Era minha primeira vez presencialmente tão próximo de várias pessoas que acompanho, então pode imaginar como estava animado…

O tema da edição de 2023, foi “Orientado ao Cliente”, com o propósito de explorar como o método Kanban e abordagens relacionadas podem ser aplicados para atender às necessidades do cliente de forma precisa.

Durante o evento, diversas palestras abordaram a evolução das organizações por meio do Modelo de Maturidade Kanban (ou KMM) e a importância de compreender o contexto antes de implementar mudanças práticas. Foi ressaltada a necessidade de escolher a abordagem certa para resolver problemas específicos, em vez de ceder à ansiedade ou pressões externas.

Além disso, houve discussões sobre a aplicação dos modelos Fit for Purpose (F4P) e adaptações do Kanban Maturity Model (KMM) em diferentes contextos organizacionais. Um destaque notável foi a utilização dos cartões F4P em pesquisas para compreender melhor as necessidades e dores dos clientes, em alguns casos substituindo o tradicional Net Promoter Score (NPS) e gerando insights muito ricos.

Case das lojas Renner S.A sobre KMM

Entre as excelentes palestras, uma em particular se destacou para mim, que foi a Potencializando a Gestão de Fluxo com Kanban usando a Teoria U do Alcides Vieira Jr.

A palestra do Alcides explorou a Teoria U, uma metodologia que busca compreender o presente para criar um futuro melhor. Ela ajuda a transformar modelos mentais e atitudes organizacionais para obter resultados mais conscientes.

Estrutura da Teoria U

A Teoria U, criada por Otto Scharmer, é representada graficamente pela letra “U”. Ela envolve a descida (Download) para afastar-se de padrões habituais, abrir a mente para novas perspectivas e compreender modelos mentais. Em seguida, o fundo do “U” representa a reflexão, conectando-se com valores e propósitos, e ouvindo atentamente outros e o ambiente. Por fim, a subida (Prototipagem e Realização) é o momento de colocar novas ideias em prática, aprendendo com erros e ajustando o curso à medida que avança.

A Teoria U é uma ferramenta poderosa para redefinir aspectos importantes das organizações, especialmente quando há falta de visão holística, conexão com o negócio e compreensão do papel dentro do sistema.

Reflexões derivadas da Teoria U

O que aprendi?

  • Valorizar o contexto e promover a visão sistêmica dentro da organização.
  • Utilizar a Teoria U como guia metodológico, complementando outras práticas.
  • O framework ADKAR é muito poderoso para apoiar mudanças organizacionais.

O evento foi muito interessante, não só pelo conhecimento, mas sobretudo pelas pessoas. É inspirador ver como tantos profissionais compartilham de problemas tão parecidos, e como é poderoso como nós, em comunidade, conseguimos nos ajudar. Eventos, em modo geral, são um pouco restritivos: pelo local, valor, calendário… Mas é de fato algo que vale a pena investir, pois é muito enriquecedor.

Mas me conta. Você já experimentou o Kanban? Conhecia a Teoria U ou o framework ADKAR? Compartilhe aí como foi a experiência.

--

--

Pai do Bento, Líder do Code Club Brasil e Agile Coach na Gazeus. Atitudes positivas e a educação são a chave para desenvolvermos um futuro melhor.