GDC 2023: O maior encontro da indústria de jogos

Liliane Reis
Gazeus Games
Published in
3 min readMay 2, 2023

--

Em abril de 1988, 25 desenvolvedores se reuniram na sala de estar do game designer Chris Crawford, para um bate-papo informal. Naquela época, ninguém poderia imaginar que esse encontro seria a origem da Game Developers Conference (GDC), evento mais importante do mundo para a área de desenvolvedores de jogos eletrônicos.

É claro que, depois de mais de 30 anos, as coisas mudaram bastante de figura. Hoje, a conferência dura uma semana, reunindo um público de aproximadamente 20 mil pessoas em São Francisco, Califórnia. Ao longo dos dias, é possível conferir as mais diversas palestras, tutoriais, mesas-redondas e expositores, trocando ideias sobre temas do universo de jogos e todas as etapas de desenvolvimento, incluindo programação, design, áudio, artes e mais.

A proposta geral da GDC também evoluiu. Inicialmente focada somente em jogos de computador, atualmente ela abrange a enorme variedade de plataformas que movimenta a indústria de games: online, smartphones, consoles de jogos, dispositivos portáteis, entre outros.

Com transmissão online de uma série de palestras, a GDC se adaptou à pandemia nos últimos anos, tendo edições inteiramente remotas. Mas agora, em 2023, foi possível voltar a receber convidados — e é claro que a Gazeus não poderia ficar de fora desse encontro.

G(azeus)DC

O time da Gazeus que visitou a GDC contou com membros da diretoria, game designers, desenvolvedores e ainda representantes dos times de design, marketing e monetização; de quebra, havia quem já tivesse experiência com o evento, e também marinheiros de primeira viagem, que puderam conhecer de perto todas as etapas desse grande encontro da indústria. A pluralidade desse elenco também se refletiu na pluralidade de impressões, ainda que todas possam ser resumidas a um fator inquestionável: a importância de estar em meio a outros profissionais do setor, acompanhando os avanços do mercado por meio de uma valiosa rede de networking.

Para Dawn Lamplough, Diretora Criativa da Gazeus, a possibilidade de encontrar tanta gente, seja no evento em si, seja nas confraternizações que aconteciam após a conferência, teve gosto de um encontro de turma — como se reunir com colegas da faculdade depois de um tempo. Ainda segundo ela, foi particularmente interessante conversar com representantes da equipe desenvolvedora de Candy Crush Saga sobre erros que cometeram no passado e como eles melhoraram; como foi o percurso para conseguir sucesso e que tipo de aprendizado eles puderam tirar dessas situações.

O time da Gazeus ainda pôde desfrutar de um gostinho das promessas da indústria. No lado social, ficou clara a maior presença de jogos inclusivos dentro e fora da trama: como Dawn apontou, há mais representatividade LGBTQIA+ nos jogos em si e, além disso, tecnologias estão evoluindo para tornar jogos mais acessíveis para pessoas com deficiência. E, falando em tecnologia, a GDC mostrou que há muitos avanços vindo aí. Etienne de Guebriant, Diretor de Marketing, destacou as novas tecnologias não apenas em termos de produto final, como também de marketing, estratégia e mesmo ferramentas, como Realidade Virtual e Inteligência Artificial. A maneira como pensamos os jogos também está evoluindo, com um leque cada vez mais amplo. Há espaço para games cada vez mais especializados, como também experiências idealizadas para um público que só precisa de uma distração leve, sem estresse.

E se você sonha em visitar uma próxima edição da GDC, o time também deixa uma dica unânime: planeje-se. Confira o programa e programe-se para conferir as palestras e expositores que tenham a ver com as suas áreas de interesse.

A próxima GDC já tem data marcada: de 18 a 22 de março de 2024, em São Francisco, Califórnia.

--

--