Gazeus XP 2023: uma nova experiência

Liliane Reis
Gazeus Games
Published in
5 min readJan 2, 2024

--

Quem acompanha este blog sabe que, em 2022, aconteceu a primeira edição da Gazeus Experience. O evento, realizado em dezembro, não apenas fechou o ano, como também encerrou também um ciclo: a Gazeus tem um longo histórico de união, com um senso de equipe e pertencimento muito forte. Ainda que não tenha sido interrompido, esse histórico foi obviamente afetado pela pandemia. Subitamente, as pessoas não podiam mais se ver pessoalmente, desfrutar da companhia uma das outras — seja no escritório ou no dia a dia de maneira geral.

Time Gazeus reunido para a Gazeus XP 2023.

Com o isolamento social exigido enquanto se tentava controlar a pandemia, a Gazeus se adaptou ao trabalho remoto e, não satisfeita, fez mais: cresceu, alçou novos voos, expandindo seu time não apenas no território nacional, como também internacional. Se a nossa realidade era a de home office e reuniões por vídeo, por que não tirar o melhor disso? Derrubamos fronteiras e buscamos trazer os melhores profissionais para o nosso time, independentemente da distância.

Surgia, contudo, uma outra questão: como manter vivo o tal senso de pertencimento, com os desafios que o cenário atual impunham? A resposta veio por meio de uma estruturação pensada sempre em manter vivo o espírito que guia o trabalho da Gazeus: construir diversão com simplicidade. Chamadas de vídeo não se limitavam a reuniões, sendo também caminho para eventos, celebrações. O home office ganhava um gostinho também de happy hour, de tempos em tempos.

Mas e a saudade, como fica?

No fim de 2022, com vacinas disponibilizadas e a pandemia se encaminhando para uma situação de controle, tivemos por uma semana a possibilidade de celebrar o trabalho realizado por todo time Gazeus, encontrando velhos e novos amigos. Toda a equipe esteve reunida no escritório, compartilhando resultados, apresentando novas perspectivas e dividindo momentos de alegria para dar as boas-vindas ao ano de 2023.

Novo ano, novas perspectivas

Em 2023, encontramos um cenário de mudanças no mercado de games, que invariavelmente se refletiu também em mudanças na Gazeus. E claro, ainda tivemos evoluções no cenário global: com o decreto do fim da pandemia, encontros passaram a ser mais frequentes e a sensação de isolamento de maneira geral diminuiu muito. A parcela do time situada no Rio de Janeiro, onde está a sede da Gazeus, aos poucos voltou a se encontrar semanalmente no escritório.

Como então fazer com que a Gazeus Experience repetisse o sucesso do ano anterior?

A resposta foi simples, na medida que a gente gosta: não era uma questão de repetir a fórmula, e sim se adaptar — como tão bem fizemos em tantos outros momentos.

Uma pesquisa conduzida ao longo do ano com todo time já dava sinais de que ajustes seriam importantes; dezembro, afinal, já tende a ser um mês mais curto, devido ao período de férias. Além disso, a questão da integração já estava sanada, com poucos rostos que não haviam participado da Gazeus Experience anterior.

Dia a dia do escritório, durante a Gazeus XP 2023.

A possibilidade de um encontro, então, poderia ser aproveitada de uma nova forma: era hora de colocarmos a mão na massa, juntos. As apresentações foram encurtadas, deixando mais espaço para que os times trabalhassem livremente, se auto-organizando como se fosse simplesmente uma semana de trabalho no escritório — especial, sem dúvida, mas ainda assim uma semana de trabalho. E o time percebeu a diferença.

Como bem resumiu Carollina Scussel, Head de QA da Gazeus:

A Gazeus Experience 2023 foi importante para mim pois, esse ano, promovemos a integração com as áreas e pessoas mais próximas da nossa rotina de trabalho, ao contrário do ano passado, quando estávamos mais focados na integração de toda a companhia. Ao meu ver, é uma ótima maneira de construir e fortalecer ainda mais a confiança entre os colaboradores e proporcionar momentos memoráveis durante o trabalho presencial, já que hoje estamos trabalhando a distância na maioria do tempo.

A opinião foi compartilhada por Rodrigo Vargas, também no time de QA, que veio diretamente de São Paulo. Ao falar sobre o evento, ele destacou que:

As interações também foram de outra forma, mais direta e produtiva, o que ajuda a saber como as pessoas trabalham e se comunicam, facilitando o trabalho remoto no dia-a-dia. E o contato pessoal deixou tudo mais prático, parecendo que as tarefas foram conduzidas mais rapidamente.

E se a distância entre Rio e São Paulo não chega a ser tanta — as duas maiores cidades do país compartilham uma conexão estreita —, tivemos quem veio de mais longe. JP Nogueira, vindo diretamente de Brasília, atua em um dos times mais internacionalizados da empresa: o de Dominoes Battle, que tem braços Brasil afora, e ainda na Argentina e Canadá.

“Essa segunda Gazeus Experience foi muito importante para mim, por diferentes motivos. A sensação de entrar no escritório e reencontrar pessoas queridas depois de um ano foi fenomenal. Só um evento assim para reunir o time todo do Dominoes Battle em uma sala real, com pessoas do Rio de Janeiro, de fora do Rio de Janeiro, e de fora do Brasil! E estar reunido com o time na reta final de entrega da feature de Leagues permitiu sentir a emoção do momento, e quão importante essa release é para todos. Obrigado, Gazeus.”

Logicamente, todo trabalho é uma questão de progressão. Se a Gazeus Experience 2023 teve maior foco operacional, isso é porque, ao longo desses anos de trabalho remoto e, em especial, com a primeira edição do evento, construímos relações estreitas. Etienne de Guebriant, Chief Marketing Officer da empresa, veio diretamente de Buenos Aires para prestigiar o evento, e reforçou a importância dessa conexão:

A Gazeus XP foi muito boa. É sempre bom ter a empresa unida, trabalhando juntos, e é muito valioso conseguir se conectar com todos que fazem parte da Gazeus. Nessa última edição, as pessoas estavam mais unidas, com mais trabalho e menos evento. Foi algo que parecia orgânico, como se trabalhássemos o ano inteiro juntos.

Mas claro, todo evento é também um marco, especialmente quando realizado tão perto do fim do ano, sendo também uma oportunidade de celebrar conquistas e planejar ações do ano por vir. É como resume Lucas Rybzinski, Desenvolvedor da Gazeus:

A Gazeus Experience traz aquela sensação de pré-férias, de conversar com outros times, e sensação também de missão cumprida. É muito bom porque temos a oportunidade de interagir e ainda de bater papo, descontrair e se divertir.

Que venha 2024!

--

--