Cartão de Visita Gazeus

O Card Game Colecionável

Gracielle Pestana
Gazeus Games

--

O cartão de visita é um dos materiais mais básicos da papelaria de qualquer negócio. E, justamente por ser muito utilizado, é importante saber se destacar, evitando que seu cartão passe despercebido dentre a miríade de cartões que um parceiro em potencial possa receber. Além disso, um cartão diferente é uma excelente forma de quebrar o gelo. :)

Esse post explica um pouco do processo por trás da criação dos cartões de visita da Gazeus Games.

O BRIEFING

A necessidade de um novo cartão de visita começou com a GDC (Game Developers Conference), a maior reunião anual de profissionais da indústria dos jogos. Na época tínhamos um cartão que não condizia com o perfil da empresa, pois era muito institucional (e um pouquinho sem graça!). Assim, decidimos criar um novo, com as seguintes características:

· Um cartão que se destacasse diante dos outros, visto que na GDC trocamos centenas de cartões

· Ele precisava ser um cartão criativo e que trouxesse o conceito de jogo para o papel.

· Deveria funcionar também como um quebra-gelo, tornando a o diálogo mais fácil.

· Os cartões deveriam funcionar como um card game rápido e intuitivo.

· Não era para seguirmos a linha de cartas de baralho, porque fazemos mais que só jogos de cartas clássicos.

O PROCESSO

No começo foram só referências, e referências, e mais referências, e mais referências… e mais referências. Procurei pelos mais diversos tipos de cartões. Cartões de empresas de games com jogos, sem jogos, interativos, “diferentões”, simples e complexos.

Com todas as referências em mãos (no caso, em um arquivo de Illustrator) separei os exemplos mais interessantes e a partir daí comecei com alguns rascunhos para ver onde poderíamos chegar.

Algumas referências

Outro fator importante foi a troca de ideias com outros designers. A equipe sempre se comunica com o intuito de buscar novas soluções, melhorias e sugestões que colaborem com o processo e o objetivo final.

Apesar de todas as referências legais de cartões de video games e apps, não encontrávamos nada que fizesse referência direta a jogos de celular e que fosse jogável.

COMO FICOU

O resultado foram cartões engraçadinhos como esse aí de cima.
Cada personagem tem as características que representam a personalidade dos donos dos cartões, mas trazendo um lado lúdico.

Cada cartão tem 2 habilidades fixas (ataque e defesa), 2 habilidades de hobby e 1 super habilidade, de acordo com os seus respectivos donos.

As habilidades de hobby e a super habilidade são representadas por ícones com características do dono do cartão. Elas são usadas como uma forma de interação, em que o dono do cartão explica para a pessoa os seus hobbies e o que mais gosta.

O verso do cartão faz menção às marcas Jogatina e The Social Poker sem se sobrepor à marca Gazeus Games. Traz também um padrão de dominós (em verniz localizado), um dos nossos jogos mais importantes. As cores são as da identidade visual da marca Gazeus Games.

Detalhe do verniz localizado

O JOGO

Inspirado no Super Trunfo, nesse jogo você escolhe uma habilidade fixa ou hobby e disputa contra a carta do oponente. A habilidade de maior valor é a vencedora. A super habilidade é ativada no momento em que a carta é jogada e adiciona um bocado de caos ao gameplay!

Parte da diversão também vem de se colecionar os cartões, o que ajuda a estimular as pessoas a quererem conhecer mais a nossa equipe.

O RESULTADO

Comparação com o modelo antigo

O resultado foi bem positivo! Ao receberem o cartão durante a GDC, as pessoas olhavam rapidamente e falavam aquele “Thank You” de praxe e aí, um segundo depois, rolava aquele “WAIT A MINUTE…”, seguido de um “this is so cool!”. Não poderia existir um quebra-gelo melhor. :)

--

--